Tudo o que você precisa saber sobre hímen e virgindade

Tudo o que você precisa saber sobre hímen e virgindade
Ver Produtos

Tudo o que você precisa saber sobre hímen e virgindade

Neste blog vamos falar sobre a ideia ultrapassada de que o hímen tem alguma coisa a ver com virgindade. No decorrer do texto, você aprende tudo que precisa saber sobre hímen e virgindade.

Mas afinal, o que é o hímen?

O hímen é uma camada fina, uma membrana mucosa, localizada na abertura vaginal. É aberto (mais uma vez, isso pode ocorrer de várias formas nas mulheres) para permitir a evacuação da menstruação.

A sua abertura varia em tamanho: pode ser o diâmetro de uma cabeça de agulha ou de um a dois dedos. Porém, em algumas mulheres, a abertura é perfurada por vários pequenos buracos. A sua constituição varia muito de uma mulher para outra.

Ao nascer, o hímen tem geralmente forma de anel, de meia-lua ou côncava.

Normalmente rompe-se o hímen durante as relações sexuais. Percebe-se essa rutura com exames de imagem através de margens irregulares e estreitas na abertura da membrana, mas, com o tempo, elas parecem suavizar.

Na maioria dos casos, a penetração não resulta em danos visíveis aos tecidos. Portanto, o hímen cicatriza completamente.

Himen tudo o que você precisa saber sobre hímen e virgindade

Tipos de hímen

  • Hímen anular – O hímen anular é o tipo mais comum. Ele possui formato de anel, como o próprio nome se refere, e conta com um orifício no centro, permitindo a passagem da menstruação nos dias de fluxo e secreções vaginais.
  • Hímen complacente – O hímen complacente também possui um orifício central, mas sua principal característica é a flexibilidade. Isso significa que ele dificilmente é rompido de uma vez, já que se adapta à penetração. Nesse caso, o rompimento acontece em etapas, durante as primeiras relações sexuais, mas também é possível que nunca se rompa completamente.
  • Hímen septado ou biperfurado – Alguns tipos de hímen são mais resistentes, como é o caso do septado. Ele possui apenas um orifício, mas conta com uma pele que o divide em dois, o que pode dificultar as primeiras relações sexuais. Caso isso ocorra, a situação é facilmente resolvida por meio de um procedimento ambulatorial que remove essa membrana.
  • Hímen cribiforme – Ele possui diversos orifícios menores, bem pequenininhos, semelhante a uma peneira, facilitando a passagem de secreções vaginais e do sangue menstrual. Também pode ser mais resistente e, em alguns casos, pode ser necessário fazer uma intervenção cirúrgica para removê-lo.
  • Hímen imperfurado – O mais raro e costuma ser identificado muito antes do início da vida sexual, porque a membrana cobre totalmente a abertura da vagina. Desse modo, a menstruação e as secreções vaginais não conseguem ultrapassar a membrana e ficam retidas dentro do organismo.
Himen1 tudo o que você precisa saber sobre hímen e virgindade

Os mitos sobre a virgindade

Quando se fala de hímen, automaticamente pensamos em virgindade. A perda da virgindade das mulheres sempre esteve rodeada de muitos tabus e inverdades, vinculada a crenças rasas que só serviram para nos dar insegurança e medo de explorar o nosso próprio corpo. Como já falamos anteriormente, existem alguns mitos sobre a virgindade que precisam ser esclarecidos, para te lembrar listamos alguns.

  • Não é possível engravidar na primeira relação sexual

Não importa se é a primeira vez ou não, as chances de engravidar são iguais como em qualquer outra relação. Existe uma afirmação que você provavelmente já ouviu muitas vezes, “as chances de engravidar na ‘primeira vez’ são pequenas” isso é um mito.

Se você não usar nenhum método contracetivo, o sexo com penetração apresenta risco de gravidez.

  • A “primeira vez” dói

Não necessariamente, cada corpo é um corpo. O desconforto na primeira vez vai depender de cada pessoa. Outra coisa muito importante que você deve saber, a dor costuma estar relacionada ao nervosismo e não a penetração em si.

Em momentos de tensão, os músculos da vagina tendem a se contrair, dificultando a entrada do pênis e causando a dor na penetração. Uma conversa sincera com a pessoa que você escolheu para se relacionar é a melhor decisão. Essa troca te ajuda a ter segurança sobre si mesma e te faz ficar mais tranquila com relação ao processo.

Atentar-se também à lubrificação, pois, nem sempre a vagina está húmida o suficiente para que ocorra a penetração.

  • O corpo muda após perder a virgindade

A maioria das pessoas passam pelo primeiro contato sexual na adolescência, ou seja, na época da puberdade. Sendo essa uma época das nossas vidas em que o corpo passa por alterações. Portanto, o corpo muda com ou sem sexo, e isso está relacionado a mudanças hormonais.

  • A virgindade NÃO TEM ligação com o rompimento do hímen

É muito provável que você já tenha ouvido que se o hímen foi rompido a mulher não é mais virgem.

O hímen é uma pequena membrana protetora localizada na entrada do canal vaginal. Ele pode ser rompido na primeira relação sexual, ou não. Existem casos de mulheres que nascem inclusive sem o hímen.

Sendo assim, a virgindade em si significa a primeira experiência sexual e não tem ligação nenhuma com o hímen!

A importância da prevenção

Mesmo que você faça o uso de algum método contracetivo, como o anticoncecional, é importante sempre usar camisinha. Os preservativos quando usados corretamente previne infeções sexualmente transmissíveis (ISTs), além de evitar uma gravidez indesejada.

Visite nosso site, www.picantte.pt, para explorar nossos produtos para aumentar o desejo sexual e escolher os melhores produtos para si. 

Oferecemos uma ampla variedade de produtos de qualidade, incluindo afrodisíacos naturais, suplementos para aumentar o desejo sexual, lubrificantes e brinquedos sexuais, para atender às suas necessidades individuais. 

Garantimos um processo de compra fácil e seguro e um serviço de entrega confiável e discreto. Com os nossos produtos, você pode melhorar sua vida sexual e aumentar a intimidade em seu relacionamento.

Shopping Cart